02/11/2010

Cupula Renovada Por " LUCIANA MURTA"

Antes


Comecei descolando o tecido e os enfeites que estavam na cúpula, deixando a cúpula lisa original:

Em seguida, corto o excesso do tecido embaixo, deixando uma sobra de uns 5cm para fazer o acabamento no final. Essa sobra de tecido pode (e deve) ser bem menor, mas para não arriscar de faltar tecido por um errinho qualquer (e eu sou mestra em cometer errinhos) deixo uma folga maior e corto no tamanho certo só no final:

Para os primeiros passos deixo a cúpula presa a base do abajur mesmo, isso facilita o manuseio do tecido, sem precisar ficar segurando a cúpula. Pego o tecido escolhido (uso tecido 100% algodão, é o que fica com melhor resultado e o mais fácil de trabalhar, não sei se fica bom com outros tipos) e coloco-o inteiro sobre a cúpula, ajeitando bem para que fique lisinho e bem assentado por toda a volta dela:

Para colar, diluo cola branca com um pouquinho de água e passo na cúpula com um pincel. Normalmente eu começo a colar pela parte de trás da cúpula, onde fica a emenda, mas como queria centralizar a guirlanda da estampa do meu tecido, comecei a colar pela parte da frente, para garantir que ficaria no lugar certo:


Vou passando a cola em faixas e colocando o tecido em cima, alisando bem, até chegar na emenda:
Quango chega ao final, corto o excesso de tecido deixando uma folguinha para colar:



Fiz a mesma coisa do outro lado, partindo do meio para a parte de trás, até chegar na emenda. (Lembrando que para estampas uniformes, onde não é necessário centralizar uma parte dela, é mais fácil começar a colar pela parte de trás, a partir da emenda, seguindo por toda a volta da cúpula, até chegar a emenda novamente). Quando termino de colar, corto o excesso do tecido também deixando uma sobra para sobrepor as extremidades:

Colo uma extremidade sobre a outra, sobrepondo cerca de 1cm de tecido:
Recorto o excesso de tecido agora da parte de cima, sempre deixando uma sobra:


Para fazer o acabamento na parte de cima, corto o tecido em algumas partes, dando uns talhinhos, para que eles virem para dentro sem repuxar:



Passo cola com o pincel na parte de dentro e viro o tecido, colando e ajeitando com o próprio pincel, até terminar:



Na parte de baixo da cúpula, antes de finalizar, eu aparo aquela sobra de tecido que normalmente deixo bem grande, para que a beirinha que vira para dentro não fique grande demais. Depois repito o mesmo processo, cortando o tecido em várias partes, passando cola e virando as beiras para dentro, colando bem, até o final:



E a cúpula está pronta:

Se quiser dar um acabamento na cúpula, para proteger e facilitar a limpeza, pode passar uma camada de cola ou termolina leitosa por cima do tecido. Eu particularmente acho muito mais bonito deixar só no tecido mesmo. A cola ou a termolina dão um aspecto brilhoso, meio plastificado, encobrindo a textura do tecido, que eu acho linda. Mas sem o acabamento, ela também fica mais frágil, suja mais e não dá para limpar muito bem. Eu ainda prefiro assim, mesmo que tenha uma vida útil menor e eu tenha que trocar mais vezes.

Gente eu estava doida para renovar a cúpula do meu abajur,e navegando encontrei esta renovada por Luciana Murta.Ficou espetacular a estampa ela foi muito feliz na escolha da estampa ,ficou maravilhoso ... Luciana meus parabéns e que sua criatividade continue a mil.


EloeCia