Pesquisar este blog

19/02/2014

O fenômeno kitsch

EloeCia

O que significa kitsch? Saiba  mais sobre este estilo bastante controverso que surgiu na Alemanha e ganhou espaço em todo o mundo. 

O Fenômeno Kitsch é um estilo bastante controverso.  O termo alemão é usado para categorizar objetos de valor estético distorcido ou exagerado, mistura aleatoriamente muitos estilos de uma vez só!

Sem dúvida o Kitsch é um estilo bastante controverso.  O termo alemão é usado para categorizar objetos de valor estético distorcido ou exagerado. Enquanto o ecletismo mescla de forma dosada e coerente os elementos de dois ou mais estilos, o kitsch mistura aleatoriamente muitos estilos de uma vez só. Um fenômeno!

O kitsch não é próprio de uma ou outra classe específica, encontra-se entre pobres e ricos. É importante conhecer melhor essa cultura para poder analisá-la com um olhar mais crítico e ponderado. É um fenômeno derivado do consumismo desenfreado, o que levou a uma vulgarização das artes, rompendo fronteiras entre o belo e o feio, entre o “chique” e o “de mau gosto”. Inclui a reutilização de móveis velhos, cópia de elementos tradicionais, produção em série e objetos com apelos dramáticos, eróticos, sentimentais ou exorbitantes. As características desse estilo podem ser encontradas em cemitérios, fachadas de igrejas evangélicas, boates, lojas, motéis, cassinos, bingos e  até em casas e apartamentos.



O kitsch não é próprio de uma ou outra classe específica. É um fenômeno derivado do consumismo desenfreado, o que levou a uma vulgarização das artes, rompendo fronteiras entre o belo e o feio, entre o “chique” e o “de mau gosto”. Inclui a reutilização de móveis velhos, cópia de elementos tradicionais, produção em série e objetos com apelos dramáticos, eróticos, sentimentais ou exorbitantes!
O fenômeno kitsch se baseia em uma sociedade que produz objetos para serem bens de consumo. Por isso, algumas pessoas investem no exagero da decoração da casa, por exemplo, buscando inspiração em castelos luxuosos e escolhendo cores como dourado ou prateado, “as cores da riqueza”.


Na arquitetura contemporânea, a maioria das construções possuem características parecidas, que atendem às exigências do mercado imobiliário. Trata-se de uma arquitetura cheia de originalidade e personalidade, algo que tem ligação com o kitsch!

O kitsch pode ser classificado em dois modelos passivo e criativo. O usuário modifica o objeto com soluções originais, de acordo com o gosto pessoal, nisso, inclui-se a arquitetura, a decoração ou até mesmo um objeto qualquer do cotidiano!
Fonte:
http://www.procaveblog.com.br/institucional/arquitetura-o-fenomeno-kitsch/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO.COMENTE